11 fatores críticos para fazer um site de sucesso

Seu site deve ser o destino perfeito para todos os esforços de vendas e marketing da sua empresa. Hoje vamos mostrar os 11 fatores para direcionar os usuários à sua marca.

Não importa como esteja seu negócio, mesmo que tenha um orçamento apertado, fazendo o melhor que pode com sua presença na web, ou você seja dono de uma operação de nível empresarial; um site bem construído vai abrir muitas portas para sua empresa.

Bons sites levam em conta o usuário em primeiro lugar. Você está conseguindo levar eles até o site, mas vamos ensinar algumas dicas para que essa experiência ser cada vez melhor.

 

Defina seus objetivos com claridade

Sempre devemos iniciar um projeto de web ou marketing com metas, mas também precisamos levar em consideração a nós mesmos e a experiência do usuário no nosso site.

O site só vai gerar tráfego, leads e vendas quando sabermos exatamente o que nosso público-alvo deseja e podermos entregar para ele de forma rápida e satisfatória.

Definir metas para o usurário e sua organização em conjunto é mais fácil do que imagina.

Se as 2 metas não estiverem alinhadas, você provavelmente terá um problema comum em empresas com falta de planejamento. Poderá obter lucros, mas não será capaz de entregar o produto e a experiência que seu público procura.

É doloroso investir tempo e dinheiro em um site para saber que todos estão saindo do mesmo para comprar com algum concorrente, por uma experiência não satisfatória.

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Planeje um orçamento adequado

Se programe para investir na sua presença na web. Existem muitas marcas que gastam demais em seus sites e depois param de investir na hora de fazer o marketing.

E também existem aqueles que querem crescer em marketing e não colocam nada em seu site.

Por isso, antes de tudo, você deve encontrar a CMS, a tecnologia e o tipo de site certos para você.

Sem estoque? Saiba quais são as limitações para que você não tenha que jogar todo o trabalho fora e começar de novo antes de ter ROI sobre ele.

Design personalizado ou código personalizado? Tenha certeza de que não é um exagero e não vai acabar com seu orçamento no futuro.

Não super valorize ou desvalorize seu negócio. Saiba qual é o seu investimento inicial e qual é o incremental para tomar as decisões certas para apoiar o seu negócio no futuro.

 

Ganhe a confiança do seu público

Sempre seja claro e direto sobre o serviço ou produto que está oferecendo, o mesmo serve para todas as instruções para seu cliente bater o martelo e finalizar a compra.

Tenha consciência o que seu público procura e qual seu ponto forte. Muitas empresas enfrentam problemas pois o site não tem as conexões emocionais ou a credibilidade necessária para ganhar a confiança do usuário, aumentar o lead e fechar a venda.

Um exemplo claro disso são diversos sites que não tem a página “Sobre Nós” relevante e bem organizada.

É importante que os usuários saibam com quem estão fazendo negócios e tenham certeza que você não é apenas mais um site de commodities no mercado.

Você deve adicionar fotos, filosofia da empresa, a sua cultura corporativa no seu site para saberem do que está falando.

Hoje em dia, os clientes se preocupam com suas intenções.

Mesmo os compradores que simplesmente procuram o preço mais baixo, precisam se sentir seguros. Sua empresa deve se mostrar legítima antes de o usuário inserir os detalhes do cartão de crédito.

 

Encontre soluções para se destacar no mercado

Mesmo usando um template de site pronto, você ainda pode personalizar a aparência de seu site de acordo com sua empresa.

Um visual adaptado e personalizado com os interesses de empresa vai fazer você se destacar, e junto com isso, ganhar confiança.

Contar sua história e criar fatores como preço, qualidade, atendimento ao cliente, o que você faz com os lucros, como você retribui para sociedade; vai criar o vínculo necessário para se destacar em meio aos sites padronizados e rapidamente expandidos que vendem os mesmos produtos ou serviços.

 

Foque na usabilidade e experiência do usuário

Deixe seu site o mais fácil possível para o seu público chegar ao conteúdo que deseja. Se você tiver um site de vídeo viral, leve os usuários às páginas de vídeo imediatamente.

Caso trabalhe com produtos ou serviços, tenha certeza que os usuários vão chegar à página desejada com o menor número de cliques possível.

Outro fator importante, é ter uma navegação intuitiva no menu principal, sempre deve estar otimizada para experiências móveis e também no desktop. Tudo deve ser pensado em detalhes, inclusive o posicionamento de sua caixa de pesquisa e outras dicas para obter conteúdo popular.

Nunca presuma que um usuário irá clicar diversas vezes para obter o vídeo mais recente ou o produto da moda que todos desejam.

 

Nunca esqueça dos fundamentos de SEO

Por mais básico que pareça essa dica, mas nunca esqueça do SEO.

Sua obrigação mínima é saber como os mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam seu conteúdo. Também tenha certeza que todos os fatores básicos na página estejam otimizados.

Existem diversos jeitos didáticos e fáceis de tornar essa etapa mais simples, incluindo plugins e codificação semântica.

O SEO tem aspectos técnicos, e vai além da página em si, mas se você tiver certeza que seu conteúdo possa ser indexado (e está sendo indexado) e que você está personalizando todos os elementos da página para representar literalmente o que seu conteúdo é, e é sobre o que é, então você já pode considerar metade da batalha ganha.

 

Otimize suas landing pages

As páginas de destino, ou landing pages, são ótimas ferramentas para campanhas.

Isso inclui links patrocinados, promoções por e-mail, esforços de marketing e muito mais.

É fundamental para o sucesso de sua empresa ter um sistema que permita a criação rápida e personalização de landing pages.

Tenha absoluta certeza que seu site, ou sistema de gerenciamento de conteúdo, oferece controle, e também que seu site permita definir o status de indexação, alterar a navegação e separar essas páginas dos caminhos de navegação normais, se você estiver usando-as para campanhas dedicadas fora do site normal navegável e de seu conteúdo.

 

Use seu Analytics

Outra dica que parece óbvia, mas ler dados vai além de apenas instalar o Google Analytics no seu site.

Para ter um site otimizado, você vai precisar de informações demográficas, conclusões de metas e outros dados que não podem ser obtidos a menos que execute algumas etapas rápidas para configurá-los.

Não presuma que você vai configurar seu Analytics e o deixar esquecido por semanas ou meses, voltando apenas muito tempo depois para ver como as coisas estão indo.

Você não precisa fazer login no Google Analytics todos os dias, mas, depois de personalizá-lo, configure alguns relatórios e alertas que vão chegar automaticamente a você. Só assim, saberá o que está funcionando e o que não está, você vai poder ajustar na hora, em vez de reagir quando for tarde demais.

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Aprenda com ferramentas de “Heat Mapping”

Heat maps (ou mapas de calor) são relatórios que fornecem indicadores qualitativos das interações do público com uma página ou conjunto de páginas da web. As ferramentas de mapeamento de calor, e análise na página, são ótimas fontes de informações sobre a experiência do usuário.

Muitos dos aspectos essenciais para o sucesso do site estão relacionados à experiência do usuário. Existem ferramentas no mercado como o Lucky Orange. Esta plataforma dá a você uma visão sobre a distância que os usuários estão rolando sua página para baixo, onde o mouse rastreia, quanto de um formulário eles preenchem antes de sair, onde eles ficam presos no seu site e muitos outros dados que o Google Analytics não tem a capacidade de fornecer.

Monitorando esses detalhes, você vai poder consertar os bloqueios da experiência do usuário e ajustar ainda mais o site para ter sucesso no mercado.

 

Tenha certeza que seu site funciona o tempo todo

O tempo de atividade é tudo em que a maioria dos donos de sites pensam quando querem garantir que os mesmos funcionem.

Mas um bom funcionamento, vai muito além disso, você pode não perceber problemas como o JavaScript não estar disparando, e também botões que não funcionam, um bug específico do navegador ou até falhas de experiência móvel.

Apenas observando os dados de vendas e monitorando o tempo de atividade, você pode ignorar que um segmento de seu público está encontrando um obstáculo na hora de comprar no seu site.

A maioria dos usuários não irão procurá-lo ou entrar em contato quando não puderem finalizar a compra no seu site, com apenas um clique, eles simplesmente vão embora.

Você recentemente clicou em um botão no administrador do WordPress para atualizar um plugin? Veja se isso quebrou algo.

Também tenha certeza de que seu código seja funcional e testado em vários navegadores.

Nunca pare de ouvir e aprender

Jamais viva de presunções ou informações que tinha no passado. Estar bem otimizando é apreender ao longo do caminho com o marketing. SEO é um processo contínuo que inclui ajustes finos o tempo todo.

Não deixe seu site virar um lugar estático, parado, e com uma filosofia de gerenciamento diferente de sua empresa.

Ouça seu público-alvo e usuários diariamente, e sempre aprenda com os mesmos.

Você pode fazer isso usando suas mídias sociais, canais de atendimento ao cliente, análises, mapeamento de calor e quaisquer dados e pontos de contato que você tenha.

Seja constantemente ativo na busca de feedback e maneiras de melhorar. Seu site deve ser ativo e evoluir com o crescimento de sua empresa.

 

Conclusão

A maioria dos aspectos que levam a fazem um site ter sucesso está ligada à experiência do usuário e à sua marca, mas é importante entender e aproveitar a tecnologia disponível, os insights e também o feedback para otimizar e refinar seu site ao longo do tempo.

Lembre-se de que a otimização não se limita apenas ao SEO. Agora é só seguir os passos e fazer seu site voar!

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