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9 gatilhos emocionais que farão seu conteúdo 10x melhor

O ingrediente secreto para tornar o conteúdo atraente é a emoção! Veja aqui 9 maneiras simples de tornar seu conteúdo 10 vezes melhor.

Você está quebrando sua cabeça para deixar seu conteúdo mais atraente, mas não sabe por onde começar? Pare de fundir sua cabeça com mil pensamentos, e faça a seguinte pergunta:

Quais são os primeiros pensamentos que vêm à mente quando você está procurando por algo específico?

A resposta é simples: conexão.

Se você se conectar com uma marca, provavelmente será sua primeira escolha diversas vezes no futuro.

Lembrem-se, ninguém gosta de uma leitura maçante ou visuais chatos. Então, qual a melhor maneira de se conectar com seu público e criar conteúdo atraente?

Caso você consiga estabelecer com seu cliente um relacionamento digno de confiança, a taxa de retenção aumenta naturalmente e você vai ganhar seguidores leais ao longo do crescimento de sua empresa.

Continue lendo esse post para aprender como ganchos emocionais vão melhorar seu conteúdo automaticamente.

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  1. Sempre conte uma história em seu conteúdo

Uma boa história é certeza de um público envolvido.

Contar histórias é uma ferramenta simples e eficaz para prender a atenção das pessoas e facilitar um envolvimento emocional com seu conteúdo.

Todo mundo tem curiosidade para saber o que acontece a seguir, principalmente se eles puderem se identificar com o herói da história. Por isso, contar histórias sobre sua empresa pode aumentar o fator de simpatia de sua marca.

Fale do seu começo, as dificuldades que venceu e como está trabalhando para conseguir atingir seus objetivos.

Contar histórias de clientes também é uma ótima forma de se conectar com seu público. Leia, escute podcasts, e escreva bastante para treinar sua narrativa.

2. Aproveite o medo de perder

O medo de perder uma boa oportunidade é uma força poderosa no MKT digital.

Ninguém quer ficar de fora de uma novidade, ou deixar de saber de um segredo antes de todo mundo. Ao criar um sentimento de ansiedade ou urgência nos seus clientes, você certamente obterá engajamento dos mesmos, até dos seguidores mais tímidos.

Um ótimo exemplo de como usar este sentimento é promover um produto, ou serviço, por um período limitado de tempo.

Com certeza você conhece você já comprou um produto de edição limitada simplesmente porque não estaria disponível mais tarde, ou conhece alguém que fez isso.

Outra dica é criar programas exclusivos de adesão e fidelidade, aonde os membros vips terão acesso privilegiado aos lançamentos e descontos especiais.

3. Faça seu público se sentir especial e poderoso

O desejo de se sentir especial é um gatilho importante nas decisões de compra. Não importa qual for seu ramo. Carros, passando por acessórios e até roupas; as pessoas compram coisas para se sentirem únicas ou superiores às outras.

Aproveitar esse sentimento vai ajudar você a fortalecer a imagem de sua marca.

Para despertar esse sentimento, você deve usar seu conteúdo para mostrar os diferenciais de seu produto, assim como qualidade e como ele se destaca no mercado.

Na hora de criar conteúdo, não esqueça de representar seus clientes de uma forma pessoal e a mais fiel possível, esta é a melhor maneira de criar uma identificação.

Vídeos de pessoas comuns testando seu produto, declarações de clientes e anúncios estimulantes são ótimos exemplos de como fazer isso com qualidade.

Para esta estratégia funcionar, assim como a maioria dos planos de MKT, você deve conhecer bem seu público alvo.

Pesquisar seu público alvo é um trabalho constante que nunca deve parar. Os gatilhos emocionais são específicos para cada pessoa, o que pode funcionar com um, não vai funcionar com o outro.

4. Estimule o sentimento de pertencer

Todo ser humano tem a necessidade de se sentir importante, amado e aceito. Conteúdo que faça as pessoas se sentirem parte de um grupo maior é um ótimo gatilho emocional.

Uma das melhores formas de conseguir esta conexão é apresentar seu produto ou serviço como um clube, ou um estilo de vida, ao invés de apenas um simples negócio para você enriquecer.

A Apple é um grande exemplo disso, os clientes fiéis se sentem como se fizessem parte de uma família, inclusive defendendo os produtos como se fosse de sua própria criação nas redes sociais.

Seu negócio pode não ter um alcance como da Apple, mas você pode criar esse lifestyle e identidade em uma escala menor, fazendo seus clientes se familiarizarem com seus produtos e conteúdo.

5- Use o suspense e mistério para deixar seu conteúdo mais chamativo

Perguntas não respondidas costumam ser intrigantes. Conteúdos intitulados com perguntas tendem a receber mais cliques, pois o público quer saber a resposta da questão.

Use uma pergunta no título e o corpo do texto para responde-la. Pesquise quais são as dúvidas mais comuns no seu ramo para redigir suas pautas.

6. Deixe claro que você vai ajudar seu público a atingir seus objetivos

Estabelecimento de metas e realização de objetivos são dois conteúdos extremamente emocionais. Mesmo as metas mais comuns podem nos trazer emoções como medo, desejo e aumento ou diminuição de nossa autoestima.

Caso descubra quais são os desejos de seu público, você já tem meio caminho andado para chegar em suas emoções.

Se você conseguir ajudá-los a conseguir o que precisam, seus clientes vão ver você como um aliado, e não vão pensar duas vezes antes de fechar uma compra.

Para acertar em cheio seu alvo, você deve conhecer seu público a fundo. Conversando com os mesmos, fazendo pesquisas e estudos de MKT.

Depois é só incorporar o resultado dos seus estudos ao seu conteúdo, mostrando que seu produto ou serviço são a solução desse desejo. A conexão emocional será mais rápida e certeira.

7- Use humor

O MKT não precisa ser sério e agressivo o tempo todo. Um toque de humor pode fazer bem para sua marca.

O riso é um elemento forte de conexão humana e ainda vai fazer de sua marca parecer mais familiar.

Caso você ache que seu conteúdo anda meio vazio, faça algumas publicações de humor para ver como seu público as recebe.

Usar o humor requer alguns cuidados, apesar de versátil, ele não serve para todos os momentos. Veja como usar de forma apropriada para seu meio e nunca se envolva em polemicas ou ofenda alguém do seu público.

Também não deixe o humor sufocar a voz autêntica de sua marca.

8- Surpreenda o seu público

Caso seu conteúdo não seja memorável o suficiente, adicione um elemento surpresa.

Existe algum erro comum que todo mundo comete na sua área? Ou até um fato interessante de seu negócio que poucas pessoas acreditam na primeira vez?

Ensinar alguma coisa, ou fazer a pessoa mudar de ideia, é uma ótima forma de conexão com sua marca.

Uma reviravolta depois de o click também é um gatilho mental usado em conteúdos de sucesso.

9. Incorpore menções à cultura pop ao seu conteúdo

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Usar referência à cultura popular pode aumentar o interesse no seu conteúdo automaticamente. Uma pesquisa mostrou que 28% das empresas mais bem-sucedidas usam menções à cultura pop em suas campanhas de marketing.

O filme “Esqueceram de Mim” foi usado em uma campanha de marketing para promover o Google Assistant.

Aqui você deve ser cuidadoso mais uma vez. Pesquise quais referências culturais seu público mais se identifica, e invista nas mesmas.

Você pode citar programas de TV clássicos, filmes de sucessos e até mesmo memes – apenas certifique-se que não vai cair em um clichê muito batido ou infringir leis de direitos autorais.

Conclusão

A emoção é o caminho mais curto e certeiro para criar conteúdo memorável e eficaz.

Focar em emoções positivas, como diversão, empoderamento e coletividade; costuma ser uma boa estratégia.

Mas isto não impede que você evoque emoções negativas, como ansiedade, e faça seu público agir.

Use seu próximo post como teste aplicando dois ou mais gatilhos que você aprendeu hoje; você poderá se surpreender com a reação da sua audiência.

Bom trabalho, e use sempre a criatividade.

 

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