Como otimizar o ranking de sua landing page: um checklist completo de SEO!

A conversão e a receita são afetadas pela classificação incorreta da landing page. Essa lista de verificação ajuda a garantir que sua landing page seja classificada de forma correta.

Todas as formas de marketing, bem como ações de SEO e otimização nos mecanismos de procura, agora priorizam a experiência do cliente.

No entanto, a conversão e a receita são afetadas por ter um texto incorreto da página de destino e, ocasionalmente, até a página incorreta. Em última análise, isso tem um impacto no sucesso qualquer campanha.

Não importa o quão incrível você ache que sua página seja, e creia que a mesma tenha uma classificação alta, você pode sofrer com os seguintes problemas:

Diminuição de CTR: o snippet pode não ser relevante e não incentiva muitos cliques.

Aumento das taxas de rejeição: ocorre quando as pessoas saem de uma página sem receber uma resposta satisfatória à sua consulta.

Queda de conversões: pode não haver call-to-action em uma página diferente com conteúdo menos pertinente.

Não se preocupe; esses problemas são corrigíveis.

Uma lista de procedimentos de emergência é fornecida abaixo para ajudá-lo a preparar tudo.

Wordpress completo como otimizar o ranking de sua landing page 1

Otimização para palavras-chave

1. Tag de título

Mesmo que a tag de título HTML não tenha palavras-chave explícitas, os mecanismos de pesquisa podem deduzir o tema de uma página porque ela aparece em três locais proeminentes:

– SERPs.

– Guias em um navegador.

– Mídias sociais (quando a página é compartilhada).

Passos a tomar:

– Mantenha seu título com no máximo 60 caracteres. Utilize protetores de caracteres, como “&” e “/”. Evite usar CAPS LOCK.

– Limite o comprimento dos títulos a 50–60 caracteres (para que eles não fiquem truncados nas SERPs). Na SERP, títulos longos são condensados ​​entre 600 e 700 pixels.

– Uso inteligente das palavras-chave alvo

– Use uma ou duas palavras-chave em seus títulos em vez de enchê-los.

– Coloque palavras-chave na seção inicial de uma tag de título: os usuários que navegam nos resultados da pesquisa notarão suas informações primeiro porque são visíveis.

– Coloque um nome ou logotipo no título: se sua marca for conhecida, ela pode ter sucesso, pois apoiará seu conteúdo.

– Evite títulos duplicados: conteúdo duplicado pode prejudicar sua classificação no Google e pode ser indicado por títulos duplicados.

No vácuo, as tags de título podem não parecer importantes. No entanto, é um fator de aumento de tráfego quando usado em contexto com todos os outros elementos na página e com todas as páginas de um site.

2.Meta-descrição

Com a mesma importância da tag de título, a meta descrição é benéfica para:

– SERPs.

– Mídias sociais (quando a página é compartilhada).

– Imagens.

– Esquema XML.

A descrição fornece aos usuários informações extras sobre seu conteúdo e auxilia na avaliação de sua adequação para a consulta.

O Google diz que, para criar uma SERP mais interessante, você também deve fornecer detalhes adicionais sobre a página que o mecanismo de pesquisa irá extrair. O nome do autor e a data de publicação também podem ser incluídos.

Sua CTR é influenciada por esta visualização!

Passos a tomar:

– Esteja sempre comprometido a manter a descrição em 155 caracteres ou menos.

– Crie um comercial usando sua descrição: crie uma descrição para sua página que funcione como publicidade. Além disso, os mecanismos de pesquisa colocam em negrito as palavras-chave de consulta em snippets de SERP. Essas palavras em itálico chamam a atenção dos usuários. Como resultado, é crucial otimizar sua meta descrição para palavras-chave.

– Mantenha suas descrições exclusivas: os mecanismos de pesquisa podem usar descrições duplicadas como um sinal de conteúdo duplicado.

– Dê à sua página uma meta descrição distinta que transmita amplamente o valor que ela oferece.

– Inclua um apelo à ação atraente ou uma oferta de destaque.

3. Tags de título

As tags de cabeçalho HTML H1–H6 são usadas para organizar o material e exibir sua hierarquia em uma página.

As tags de cabeçalho tornam o material mais fácil para os mecanismos de pesquisa lerem e compreenderem. Eles facilitam a navegação do usuário final pela página de destino, tornando mais simples para eles encontrar, interagir e converter.

Além disso, as tags de cabeçalho oferecem uma estrutura para um texto específico que permite que os leitores absorvam rapidamente as ideias-chave.

De acordo com John Mueller, do Google:

“… os títulos em uma página ajudam a esclarecer as informações na página. Os títulos na página não são os únicos critérios de classificação que usamos. Também analisamos o conteúdo por conta própria.

No entanto, ocasionalmente, o título claro de uma página nos fornece uma visão um pouco adicional sobre o tópico dessa seção.

Passos a tomar:

– Os títulos devem ser organizados hierarquicamente, com apenas um H1 por página antes de passar para a estruturação de níveis com H2-H6.

– Aprimore os títulos com palavras-chave: como os títulos geralmente correspondem aos pontos principais da sua página, é uma boa ideia usar suas palavras-chave de destino lá.

– Faça seus títulos se destacarem: os visitantes lêem o texto, não as metatags, que os mecanismos de pesquisa lêem. Para chamar a atenção dos visitantes para seus títulos, experimente diferentes tamanhos de fonte, formatação e estilos.

– Os usuários devem ser capazes de lê-lo sem dificuldade nenhuma.

4. Conteúdo

É evidente que o conteúdo é rei.

Os mecanismos de busca requerem várias pistas para encontrar o seu material. As melhores indicações que você pode adicionar à sua página são palavras-chave.

Passos a tomar:

– Nas primeiras 100 a 150 palavras da página, inclua palavras-chave: Isso tornará mais fácil para as pessoas e os mecanismos de busca encontrá-las.

– Use todas e quaisquer palavras correspondentes: com a pesquisa semântica, o Google pode responder a consultas sem usar termos precisos. O significado pretendido das palavras é a única coisa que importa nesta situação. Use quantos sinônimos e termos semelhantes quiser.

– Mantenha um comprimento sensato para o seu material: conteúdo mais longo geralmente tem uma classificação mais alta. O comprimento, porém, pode diferir de nicho para nicho. Portanto, dê uma olhada nas páginas que já têm uma classificação alta para suas palavras-chave de destino para determinar qual tamanho é apropriado.

– Utilize gráficos e CTAs atraentes para equilibrar o conteúdo e o layout da página.

5. Pesquisa Interna

Ter uma barra de pesquisa em seu site pode ser uma ideia inteligente se tiver mais de 20 páginas.

A capacidade de integração de uma caixa de pesquisa com o Google Analytics permite que você veja as consultas que os usuários fazem em seu site. Esses detalhes permitem que você:

– Reconheça o que os usuários estão procurando e confirme que você o tem.

– Seguir o lead para reduzir significativamente as taxas de rejeição.

– Usar os termos de pesquisa que as pessoas fornecem em sua caixa de pesquisa, gerar novas sugestões de palavras-chave.

6. Open Graph

Quando seus links são compartilhados nas mídias sociais, os snippets são criados usando as tags Open Graph. Você pode gerenciar como seu conteúdo é retratado dessa maneira depois de ser compartilhado no Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

Portanto, otimizar as tags OG para incentivar cliques e conversões é razoável.

Passos a tomar:

– Otimize seu título OG e descrição

– Utilize os trechos de HTML específicos que os sites de mídia social exigem e use-os de forma inteligente.. Você deve permitir que esses recursos falem com seus visitantes em potencial, e não otimizá-los para suas palavras-chave, pois eles não serão usados ​​em SERPs.

– Aproveite ao máximo a imagem OG: Uma imagem aumenta a capacidade de compartilhamento de um link porque pode evocar várias memórias distintas. Além disso, o texto pode ser adicionado à imagem para resumir a ideia principal do seu artigo.

Otimização Visual

7. Schema Markup

Você pode marcar suas páginas com o Schema Markup, que usa uma variedade de vocabulários personalizados. Seus snippets serão visíveis nas SERPs como resultado.

Seus snippets podem incluir mais componentes como:

– Avaliação com estrelas.

– Imagens.

– Número de avaliações.

Passos a tomar:

– Você pode adicionar Schema Markup às suas páginas usando as duas ferramentas bacanas do Google:

– Implementando uma marcação em uma página da Web usando um auxiliar de marcação.

– Utilize esta ferramenta de teste para visualizar seus snippets.

8. Multimídia

O conteúdo que inclui imagens, gráficos, infográficos e video aulas é mais envolvente e mantém os visitantes em sua página de destino por mais tempo.

Além disso, alguns desses componentes podem ser aprimorados para palavras-chave de destino, além de obviamente melhorar a experiência do usuário.

Passos a tomar:

– Selecione imagens úteis (diagramas, infográficos, etc.) e adicione o texto alternativo para otimizar os atributos alternativos das imagens.

– Ao incluir palavras-chave direcionadas, você pode fazer com que sua descrição enfatize o contexto do seu artigo. Ao fazer isso, você aumentará a visibilidade de suas fotografias tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de pesquisa.

– Adicione uma transcrição de vídeo à sua página: se o seu material for curto, a transcrição do vídeo servirá como conteúdo complementar da sua página. Além disso, é muito benéfico quando os espectadores não podem ver o vídeo por qualquer motivo ou quando não conseguem compreender completamente partes de seu conteúdo.

9. Conteúdo Above-the-Fold

Após a atualização do layout da página do Google, que passou a punir os sites por terem muitos anúncios acima da dobra fictícia, a frase ” Above-the-Fold ” foi cunhada por editores de jornais e se tornou um conceito em SEO.

Passos a tomar:

– Mesmo que seu site gere uma quantidade respeitável de receita com anúncios, você deve ter em mente que ter um número excessivo de anúncios pode prejudicar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

– Certifique-se de que o conteúdo Above-the-Fold seja suficiente.

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10. Botões para compartilhamento em redes sociais

Os visitantes acharão ainda mais simples compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais devido ao posicionamento proeminente dos botões de compartilhamento.

Passos a tomar:

– Coloque estrategicamente os botões de compartilhamento social: use esses botões em sites que têm uma forte chance de atrair muito tráfego de referência para evitar que sua página carregue muito lentamente.

Otimização técnica

11. Velocidade da página

Hoje, um dos fatores de SEO mais importantes é a velocidade da página. O lançamento planejado do Core Web Vitals do Google e a mudança para a indexação mobile-first demonstram o quão importante ele acredita ser a experiência do usuário.

Passos a tomar:

– Analise e melhore sua otimização. Pontuação: preste atenção na medição da velocidade da página e siga as práticas recomendadas de desempenho geralmente aceitas.

– Saiba mais sobre o novo método do Google para calcular a velocidade da página.

– Entenda conceitos importantes como E-A-T e Core Web Vitals.

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12. Disponibilidade no celular

Atualmente, o Google está implementando a indexação mobile-first devido ao fato de que 54,8% de todo o tráfego da web em todo o mundo agora ocorre em dispositivos móveis.

Isso implica que o Google priorizará a versão móvel do seu site em relação à versão para desktop ao rastreá-lo, indexá-lo e classificá-lo.

Passos a tomar:

– Torne seu site responsivo.

– Revise uma lista de ações recomendadas para indexação mobile-first.

– Considerando a experiência do usuário: Certifique-se de que as páginas de destino principais do seu site e suas páginas gerais sejam carregadas com rapidez e precisão em computadores e dispositivos móveis.

Otimização de links

13. Backlinks

Devido aos backlinks de maior autoridade da página de destino incorreta, que são um poderoso sinal de relevância para os mecanismos de pesquisa, ela pode ocasionalmente ser classificada acima da sua página principal.

Passos a tomar:

– Verifique se a página incorreta tem backlinks de alta autoridade comparando os backlinks das duas páginas em questão.

– Peça aos sites externos para criar um link para a página que você precisa entrando em contato com eles.

– Para a página que você precisa, tente adquirir backlinks de alta autoridade.

– Priorize a qualidade acima da quantidade e de importância à links orgânicos.

14. Links Externos

Os mecanismos de pesquisa usam links externos para páginas da Web semelhantes como uma indicação de relevância para entender o assunto de sua página.

A página classificada incorretamente pode conter mais conexões externas apontando para sites respeitáveis. Portanto, os mecanismos de pesquisa podem considerar esta página como um centro de informações confiáveis ​​e adicioná-la às listagens de pesquisa.

Passos a tomar:

– Ao colocar todas as conexões externas com sites autorizados em um determinado tópico na página certa, você pode transformá-lo em um centro de informações de alta qualidade.

– Remova os links para sites oficiais da página mal classificada.

15. Links Internos

Seus links internos perdem valor quando vários sites se concentram no mesmo tópico (ou palavra-chave), e os mecanismos de pesquisa frequentemente lutam para identificar a página mais pertinente a esse assunto. É uma das causas mais óbvias de um ranking de página ruim.

Passos a tomar:

– Faça um agrupamento de tópicos conectando suas postagens; isso ajudará a estabelecer sua autoridade sobre o assunto. Ao se conectar de volta à página mais importante das páginas menos conhecidas, você pode aumentar a classificação da página mais importante nesse campo de especialização. Ao criar links para outras páginas relacionadas ao seu tema, tente utilizar um texto âncora otimizado para suas palavras-chave.

Use redirecionamentos com cautela: você pode orientar os visitantes de páginas com menos autoridade para aquelas que deseja classificar para esse assunto ou palavra-chave.

Desotimização

Dar conselhos sobre como diminuir os sinais de classificação da sua própria página é incomum no domínio do SEO.

Mas esta é a única maneira de lidar com esse problema desagradável quando esta página é classificada em vez de uma mais proeminente e não causa nada além de danos.

Aqui está uma estratégia rápida para esse comportamento autodestrutivo:

Eliminação de palavras-chave segmentadas

Não fará mal eliminar referências a palavras-chave direcionadas, embora os mecanismos de pesquisa agora possam identificar um tópico sem palavras-chave de correspondência exata. Isso também inclui texto âncora que foi otimizado para palavras-chave.

Combinar páginas relacionadas

Você pode querer pensar em mesclar essas páginas para criar uma página mestra sobre esse assunto se não quiser desvalorizar uma página que está classificada incorretamente, mas ainda tem conteúdo útil e links de entrada.

Canonizar

Use rel=canonical para informar aos mecanismos de pesquisa qual página é mais significativa se você tiver várias páginas com conteúdo quase idêntico. Você não terá material duplicado e isso o protegerá da canibalização de palavras-chave.

Sem índice

Essa ação pode ser feita para páginas que ainda agregam valor aos seus visitantes, mas não exigem uma classificação alta nos resultados de pesquisa.

Isso vale, por exemplo, para páginas de categorias de blogs. Você não quer que eles sejam indexados, pois podem substituir suas páginas muito mais importantes nos resultados de pesquisa.

Para não indexar essas páginas, basta utilizar a metatag robots em seu HTML.

Excluir

Você deve realizar o seguinte se esta página conter:

– Conteúdo fino e roubo de tráfego de uma página comparável, mas muito melhor.

– Nenhum benefício para seus clientes.

Certifique-se de que não há links internos ou backlinks significativos nesta página antes de excluí-la. Adicione um redirecionamento 301 desta página para um local relacionado que você deseja também classificar.

Revisar as informações fornecidas acima deve ajudá-lo a garantir que você escolha a página de destino correta para a conversão máxima! Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!

 

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