SEO: 10 perguntas frequentes sobre links internos

Links internos agem positivamente na otimização do mecanismo de pesquisa. Mas saber como usá-los, e entender seu valor, nem sempre é simples e didático. Vamos apresentar abaixo as 10 perguntas frequentes sobre gerenciamento de links internos para SEO!

10 Perguntas frequentes sobre links internos

  1. Qual diferença entre os links internos e externos?

A questão importante aqui é quem está fazendo a vinculação. Um link interno é algo que você controla, que você vincula de uma de suas páginas internas a outra do mesmo site.

Links externos são aqueles criados em outro site e são vinculados ao seu. Links externos também são conhecidos como backlinks.

  1. Como os links internos ajudam no SEO?

Os Link internos executam três ações:

– Valor do sinal. Os mecanismos de pesquisa assumem que suas decisões de vinculação de links internos mostram suas prioridades, o que você acha importante dentro do site.

– Relevância do sinal. Os mecanismos de pesquisa conseguem entender o significado da página vinculada com as palavras usadas no texto âncora de um link.

– Criar um relacionamento entre as suas páginas. Dificilmente duas páginas não relacionadas se vinculam uma à outra. Os links internos unem duas páginas, dando mais significado a ambas.

Os links externos acabam agregando mais valor ao seu site, mas os links internos ajudam a distribuir o valor de maneira mais igualitária. Assim, outras páginas terão uma chance melhor de classificação na pesquisa orgânica dos mecanismos de pesquisa.

  1. Quais páginas devo linkar?

Link as páginas que você deseja que melhore a classificação. Quanto mais quer que uma página suba na classificação, mais links ela exige.

  1. Aonde devo colocar links internos?

Faça links de páginas que possuem um valor mais alto, um exemplo é sua página inicial e também as páginas de categoria de nível superior.

Mas não se esqueça, todas as páginas relevantes podem virar links. As páginas do seu site estão todas vinculadas a outras páginas através da navegação de cabeçalho, e também de rodapé. Use essa estrutura base de navegação para criar um link para suas páginas mais importantes.

Links contextuais também podem ser criados no corpo principal da página. Você pode criar um link de um parágrafo em sua página inicial para a página de sua categoria mais importante.

Mas lembre-se, os links devem fazer parte do design da página e ter algum valor para seus compradores. Encher de links a parte inferior de sua uma página apenas para SEO é considerado spam; os mecanismos de pesquisa vão reconhecer com facilidade.

  1. Qual o número ideal de links internos para meu site?

Não existe um número exato, mas os links devem ser relevantes para o conteúdo e úteis para os compradores.

Três links, em uma mesma frase, por exemplo, vão fazer a experiência do seu usuário perder qualidade. Mas tudo depende da situação. Por exemplo, se uma frase for uma lista com marcadores de recursos úteis, seis links para seis marcadores podem ser apropriados.

  1. Como deve ser o texto do link?

A parte visível do link, que também chamamos de “texto âncora” e “texto do link”; deve ser uma palavra-chave ou frase importante. Nunca use “saiba mais” e “clique aqui”, a menos que essas sejam as palavras que você está tentando classificar.

  1. Devo linkar meu blog à minha loja de comércio eletrônico?

Sim, blogs e outros conteúdos devem ter um link para sua loja, e vice-versa. Links de páginas de alta autoridade têm o maior valor.

8. Como faço um link interno em HTML?

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Como você pode ver na imagem acima, os links HTML básicos são estruturados com uma tag âncora, um URL e também um texto âncora.

  1. Como faço um link interno no WordPress?

Vincular é tão fácil quanto copiar o URL ao qual deseja vincular no WordPress, basta clicar no ícone do link mostrado abaixo e colar o URL no campo que surge na tela.

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  1. Como faço para identificar links internos quebrados no meu site?

Uma hora ou outra, você vai ter que lidar com links quebrados no seu site, adicionando e removendo conteúdo, e também alterando URLs.

Você pode monitorar links quebrados gratuitamente no relatório do Google Search Console, esta ferramenta lista URLs que retornam com um erro 404, que significa que um link está quebrado. Para cada um desses URLs, sempre use a ferramenta de inspeção de URL do Search Console para ter certeza de onde eles estão sendo vinculados.

Outra opção é usar um rastreador como Screaming Frog’s SEO Spider ou até o DeepCrawl. Estas ferramentas informarão quais de seus URLs retornam códigos de erro 404 e as todas as páginas vinculadas a eles.

 

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